Porque é fim de semana, vamos continuar na descoberta de aldeias da União das Freguesias de Fajão e Vidual, partindo para esta última povoação.
Vidual (de Cima) é uma aldeia cujo topónimo é atribuído a uma planta, o vidoeiro (bétula) que deve ter abundado na região.
Até 1855 era uma freguesia do
concelho de Fajão. A partir dessa data, com a extinção deste concelho, foi integrado no concelho da Pampilhosa da Serra.
Na povoação podem-se visitar:
Na povoação podem-se visitar:
- A Capela de Santo António situada no centro da aldeia, que tem, no seu interior, quatro altares do século XVIII e o altar-mor com um retábulo representando
a "Coroação da Virgem" do séc. XX, cópia dum célebre quadro de Velásquez exposto no Museu do Prado, em Madrid;
- A Igreja Paroquial tem como padroeiro S. Sebastião e está localizada à entrada da povoação, no local da antiga capela de S. Sebastião. Tem de arquitectura moderna e foi inaugurada em 1971;
- O Lagar de Vara datado de 1941, movido a água, fica situado no fundo da aldeia;
- A Barragem de Santa Luzia construída entre 1931 e 1942 é uma ampla albufeira alimentada pelas águas do rio Unhais e do rio Ceira, sendo as águas deste último trazidas da barragem do Alto Ceira, através dum túnel de 6945 m.
De referir que esta barragem provocou a submersão da aldeia de Vidual de Baixo, da qual sobraram apenas duas casas, a partir das quais surgiu uma nova povoação, hoje conhecida por Casal da Lapa.
Sem comentários:
Enviar um comentário