Há muitos anos atrás, numa povoação havia um homem muito rico, que tinha uma filha muito linda pretendida por dois jovens. Nem a rapariga nem o pai conseguiam decidir qual o que preferiam. .
Um dia, o pai teve uma ideia e mandou chamar a sua casa os dois rapazes que se apresentaram prontamente e se encontraram pela primeira vez.
O homem dirigiu-se a ambos dizendo que, uma vez que os dois gostavam da filha e esta não se conseguia decidir, iriam os dois ser postos à prova.
- Há dois trabalhos que é urgente fazer-se - disse o pai da menina - um é colocar a cúpula da igreja e o outro, conduzir a água da levada de S.Romão até aqui perto da minha casa. Cada um escolhe o seu trabalho e o que terminar primeiro casar-se-á com a minha filha.
Os rapazes não tiveram outro remédio e empenharam-se em cumprir, cada qual, a sua tarefa o mais rápido que pudessem. O que escolheu a cúpula da igreja terminou a sua tarefa e iniciaram-se logo os preparativos para o casamento.
Mais tarde, apareceu o outro todo contente, puxando pela levada de S. Romão e, sem reparar que a igreja já tinha a cúpula, gritava: "É boa bebam dela!".
Os noivos e todos os presentes riram-se do sucedido mas, conta a lenda que, depois deste episódio, a povoação passou a chamar-se Bobadela.
Obrigada pela sua
visita. Volte
sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário