Durante as minhas férias, vivi de novo momentos de grande ansiedade e receio, devido aos incêndios florestais que periodicamente assolam a serra do Açor. Muito próximo de Sobral Magro , a serra ardia e, em pouco tempo, a minha aldeia ficou sob um espesso manto de fumo. Tememos o pior pois, parecia-nos estar mais próximo do que estava na realidade.
Num dos locais mais altos da povoação, foi este o cenário que se deparou aos nossos olhos.
A área florestal que ardeu foi grande e uma região bela e verdejante transformou-se numa mancha escura com um forte odor a terra queimada.
A bela vila de Avô apresenta agora este aspeto desolador.
Também no final do passado fim de semana a serra voltou a estar em chamas.
Desta vez, mais próximo da sede de concelho, ardendo uma vasta área entre as vilas de Arganil e Coja , pondo em risco várias aldeias. Algumas, por precaução e devido à avançada idade dos seus habitantes, tiveram que ser evacuadas.
Finalmente, os bombeiros de várias corporações e com a ajuda de muitos meios aéreos, conseguiram por fim ao inferno em que viveram durante alguns dias, evitando que o incêndio atingisse outros concelhos.
Coja tinha este aspeto
Foto: Rouxinol de Pomares
Não posso deixar de prestar a minha homenagem aos BOMBEIROS, Homens abnegados que voluntariamente e, muitas vezes arriscando as suas vidas, defendem as nossas florestas.
A todos, o meu bem haja.
Sem comentários:
Enviar um comentário