Após uma noite retemperadora, a chuva caía e receei que nos estragasse os planos para visitar mais uma cidade património da Humanidade - Split. No entanto, a visita panorâmica foi feita dentro do autocarro e a parte histórica da cidade situa-se no interior do Palácio de Diocleciano, o que nos permitiu fazer a primeira parte da visita debaixo de tecto.
Entrámos por uma das várias portas do palácio, enquanto uma guia nos fazia uma explicação detalhada da história da construção do palácio, sua ocupação pelas diversas civilizações que o habitaram e usaram como povoação. Nos dias de hoje a cidade já se estendeu para fora das muralhas e Split é já a segunda maior cidade da Croácia.
Saímos para o Peristilo que dá acesso à cidade antiga. Visitámos o Templo de Júpiter, mais tarde Catedral de São Domnius, para prosseguirmos por uma série de estreitas ruelas e pequenas praças, até chegarmos a outra das portas da cidade.
Entrando e saindo pelas diversas portas acabámos a visita e regressámos à estrada da costa do Adriático. O nosso destino era Dubrovnic, cidade situada mais a sul do país.
Durante a viagem rendi-me à paisagem deste país.
A montanha, as cidades costeiras repletas de História, as praias do Adriático de águas azuis e transparentes, as inúmeras ilhas que se estendem ao longo da costa fascinaram-me e deixaram marcas em mim, pois sou uma apaixonada pela Natureza e pela História.
A certa altura do percurso, percorremos alguns quilómetros em território da Bósnia Herzegovina e fizémos uma paragem na única cidade portuária do país - Neum.
Finalmente chegámos a Dubrovnik que vimos apenas do autocarro pois era já bastante tarde.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
5 comentários:
Querida Amiga Maria de Lourdes,
A sua reportagem está tão completa que me senti estar a seu lado neste belo passeio.
Obrigado pelo seu cuidado!
Beijinhos amigos.
Parabéns pelo passeio e sobretudo por entrar nesses monumentos históricos.
Fotos lindíssimas que me deixaram com uma pontinha de inveja.
Também gostaria de ir , ver e conhecer esses países distantes.
Fiquei encantada. Lindissimas fotografias e uma descrição maravilhosa, que nos consegue também levar a divagar por esses locais encantadores que conheceu. Devem ter sido umas excelentes férias.
Beijinhos
MAria
OBRIGADA MINHA QUERIDA AMIGA.GOSTOU DO PANO.EU ADORO O LARANJA,INFELIZMENTE A MAQUINA NAO DA A VERDADEIRA COR(o q é uma pena)HUM,QUE BELAS FERIAS Q TEVE,AINDA BEM.BJINHO
Um dos grandes prazeres da vida é viajar, conhecer povos e suas histórias.
Beijo
Enviar um comentário