Dubrovnik é uma das mais bonitas cidades da costa croata. É conhecida por "pérola do Adriático" devido à sua beleza para que contribuem em muito o seu centro histórico, as suas paisagens naturais, as belas praias de águas cálidas e azuis e as ilhas paradisíacas que a rodeiam.
A parte antiga está rodeada de muralhas fortificadas, abençoada pelo padroeiro São Brás que junto ao portão de entrada dá as boas vindas aos forasteiros.
Ali, sentimo-nos transportados para a Idade Média. As ruas principais mais largas e muito movimentadas contrastam com as ruelas e becos estreitinhos. Ladeando as ruas, belos edifícios de pedra branca, igrejas e casas senhoriais davam-nos a perceber a grandeza vivida nesta cidade em tempos de prosperidade. mesmo sendo alvo de várias destruições, Dubrovnik que durante muito tempo foi uma cidade estado, sempre se conseguiu erguer e chegar aos dias de hoje de tal forma que foi também considerada Património da Humanidade pela UNESCO.
Durante o passeio pela cidade visitámos, entre outros, o Palácio dos Reitores, a Catedral e o Mosteiro Franciscano.
Durante grande parte da viagem, as ilhas situadas junto à costa adriática despertaram a nossa atenção. Uma vez em Dubrovnik, impunha-se uma viagem à descoberta de algumas dessas ilhas e foi isso que fizemos.
Embarcámos a bordo dum barco típico da Dalmácia e zarpámos em direcção ao arquipélago de Elaphiti. A viagem demorou cerca de hora e meia até chegarmos à ilha de Sipan onde parámos durante algum tempo. Os restaurantes e lojas comerciais estavam cheios; na marina eram muitos os iates ancorados, repletos de pessoas que almoçavam na proa.
Seguimos depois para a ilha de Lopud onde almoçámos. Também esta ilha estava cheia de turistas. Estas ilhas são autênticos paraísos que fazem as delícias dos turistas que enchiam as pequenas aldeias que visitámos.
Regressámos a Dubrovnik e seguimos para o hotel para nos prepararmos para um jantar típico com música tradicional da região agendado para essa noite.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
3 comentários:
As fotografias espectaculares abre a minha memória de uma viagem há muitos anos passados . Principalmente as grottas são imponentes e as vilas de traços romanos têm graças . Uma viagem de sonho .
cumprimentos de Antuérpia
Boas recordações de Dubrovnick...
Bejinho Lourdes,
da Quina
Imagino a satisfação que essa passeio lhe causou !!!
Beijo
Enviar um comentário