Sandomil
é uma bonita aldeia situada nas margens do rio Alva, no sopé da Serra da Estrela, no concelho de Seia.
O incêndio de Outubro passado veio destruir grande parte da vegetação que conferia à povoação e a todo o vale do Alva uma beleza ímpar.
Não se conhece a origem do topónimo desta localidade, mas existe uma curiosa lenda que justifica o nome dado à povoação.
Foi vila e sede de concelho até 1855 e após a reforma administrativa foram-lhe anexadas as freguesias de São Gião, Folhadosa, Sazes, Torrozelo e Vila Cova à Coelheira.
Não se conhece a origem do topónimo desta localidade, mas existe uma curiosa lenda que justifica o nome dado à povoação.
Sandomil ficava na fronteira onde não cessavam os combates e as ciladas. Um dia em que a terra se encontrava com poucos homens, anunciou-se ao Senhor do Burgo que os árabes se preparavam para assaltar com um exército numeroso. Ouviu-os aquele com a maior serenidade e ordenou a todos que se apressassem com as suas armas para a defesa. Reunido o concelho dos grandes da Vila, depois de cada um ter ouvido, disse: Nem sendo Mil para cada homem eu deixaria de combater tais perros. A voz teve eco nos peões e homens a cavalo e assim eles marcharam com grande alarido para a luta desigual. Os mouros ao dar com uma frente tão aguerrida e vendo que os contrários estavam de atalaia, fugiram espavoridos, julgando que formariam um exército superior ao deles. A audaz façanha correu de terra em terra, a frase andou de boca em boca e os vilões começaram a ser conhecidos pelos de Sendo Mil.
Em retirada, os Romanos debateram se deveriam ou não voltar à carga, dizendo uns para os outros que não valeria a pena, pois contra tais defensores, “nem sendo mil” (“Sandomil”) os venceriam.
Actualmente, é sede duma freguesia à qual pertencem ainda as aldeias do Furtado, Corgas e
Cabeça de Eiras.
O
orago de Sandomil é São Pedro e a igreja matriz data do século XVIII. Este templo tem a curiosidade de ter a Torre inclinada.
Do
património religioso da aldeia fazem ainda parte
algumas Capelas, das quais destaco:
- Capela
de S. João
- Capela
de S. Bento
- Capela
de S. Sebastião
Existe ainda em Sandomil outro património de relevo
como são os casos:
- Casa solarenga dos Castelo Branco
como são os casos:
- Casa solarenga dos Castelo Branco
- Ponte
Ponte
de granito, formada por um tabuleiro assente num arco de volta
perfeita, com parapeito de granito.
- Parque de lazer e praia fluvial
O
parque está dotado das infra-estruturas necessárias para que quem o visita ou nele
passe as suas férias, possa desfrutar de magníficos momentos de lazer.
Obrigada pela sua presença. Volte sempre!
Sem comentários:
Enviar um comentário