Porque é fim de semana , continuamos na União das Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira. Iniciamos a nossa visita de hoje nas Caldas de S. Paulo, uma localidade que em tempos foi uma zona
termal.
Atualmente é conhecida a sua praia fluvial e parque de merendas na margem esquerda do rio Alva, numa zona aprazível muito arborizada onde existem diversos
equipamentos públicos, nomeadamente grelhadores mesas,
sanitários, um parque
infantil, um polidesportivo descoberto, um fontanário,...
Existe no rio uma roda de água em madeira, de grandes dimensões, que se pensa ser secular e uma ponte do século XIX, a Ponte de Pedra, dignas de uma visita.
Continuamos a viagem e chegamos a Santo António do Alva, mais uma bela e antiga povoação da qual não se conhece a origem. Sabe-se sim que é bastante antiga e que o seu topónimo nem sempre foi o atual. Até há alguns anos, a aldeia chamou-se Rapada mas, em 1982, os seus habitantes conseguiram mudá-lo para Santo António do Alva.
Esta aldeia sofreu bastante na altura das invasões francesas, havendo documentos
que comprovam, algumas das mortes feitas pelos invasores.
Tal como as outras povoações situadas nas margens do rio Alva, também em Santo António do Alva existe uma excelente zona de lazer, com praia fluvial devidamente apetrechada, onde se pode desfrutar das suas águas límpidas e da beleza da região.
Foto Panoramio |
Por hoje ficamos por aqui e voltaremos, em breve, para conhecer mais algumas aldeias desta freguesia.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário