Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2015

Lisboa: Praça Luís de Camões

A praça Luís de Camões fica situada no local onde outrora existiu o palácio do Marquês de Marialva, destruído pelo terramoto de 1755. O seu proprietário ainda tentou a sua reconstrução mas os seus objetivos nunca foram concretizados.
A praça foi urbanizada em 1859, depois de removidas as ruínas do palácio.
Foto da Net
Atualmente, a praça tem ao centro a estátua de bronze de Luís de Camões, construída entre 1860 e 1867, da autoria de Vítor Bastos. 
Esta bela praça urbana, é uma homenagem ao maior poeta português.   A estátua, na qual estão representados para além do maior poeta português, outras grandes figuras da nossa cultura como Fernão Lopes, Pedro Nunes, João de Barros, Azurara, Sá Menezes entre outras,  foi inaugurada numa grande cerimónia em 1867. 





Sob a praça foi construído, há alguns anos,  um grande parque de estacionamento, pondo a descoberto algumas  ruínas de Casebres do Loreto (do século XIX) e de partes do Palácio do Marquês de Marialva ( do século XVII).Atualmente, podem  ser observadas no local algumas   fotografias bem como o espólio que ali foi  encontrado.

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



Sem comentários: