O tempo está frio e a chuva não nos deixa. No entanto, não servem de obstáculo para um passeio pela serra. Os cuidados têm que ser redobrados pois as estradas são íngremes e tortuosas mas, a beleza natural que se espraia aos nossos olhos, também não nos deixa andar muito rápido, para podermos apreciar a paisagem que a serra tem para nos oferecer.
Desta vez vamos sair da Benfeita e percorrer a estrada em direção ao Sardal.
Tal como acontece em muitas outras aldeias da serra, no Sardal já existem poucos habitantes permanentes e é no Verão, em especial na altura da festa anual, que se encontra mais povoada.
Esta festa realiza-se em honra de Nossa Senhora da Paz, no terceiro Domingo de Agosto.Nesta aldeia o presente cruza-se com o passado tanto nos seus usos e costumes como nas suas habitações tradicionais lado a lado com outras de arquitetura mais recente.
Como em quase todas as aldeias do concelho de Arganil, existe uma Comissão de Melhoramentos que, desde 1952, tem trabalhado para dotar a povoação de várias obras que possibilitem melhores condições de vida aos seus habitantes e também proporcionem aos que visitam a aldeia, nas suas férias momentos de lazer e bem estar. São exemplos disso o arranjo das ruas, o abastecimento de água, a sede onde funciona a biblioteca, o café e sala de jogos, a piscina e o campo de futebol.
Fotos: Da Internet
Obrigada pela sua
visita. Volte
sempre.
2 comentários:
Vendo as fotos dá mesmo vontade de ir à descoberta desta terra encantadora.
Ver e viver com as populações simples ordeiras e trabalhadoras.
Ao ver as fotografias ainda gozo da caminhada que dei em Benfeita e arredores. Recomendo a todos para ir passear nesse lindíssimo ambiente, uma experiencia inesquecível.
Cumprimentos de Antuérpia
Enviar um comentário