.
Habitualmente, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro realiza um passeio com as alunas dos Cursos que são ministrados no Polo Cultural. O deste ano realizou-se na passada semana e fomos visitar a cidade de Serpa.
A manhã estava um pouco encoberta, mas à medida que avançava o dia o sol aqueceu bastante, o que em terras alentejanas se fez sentir com maior intensidade.
Fomos recebidos por duas guias que nos acompanharam ao longo do dia, mostrando-nos os pontos mais emblemáticos da cidade.
Dirigimo-nos para o castelo e parámos junto à Torre Sineira, onde nos foi descrita a história do castelo e das diversas invasões que o foram danificando ao longo dos tempos.
Conquistado aos Mouros por D. Afonso Henriques, pela primeira vez em 1166, foi depois perdido e reconquistado por várias vezes, sofrendo bastante com as invasões de que foi alvo. D. Dinis mandou-o reconstruir e rodear a cidade por uma cintura de muralhas, em 1295. No entanto, devido à sua localização junto à fronteira com Espanha, a cidade foi várias vezes atacada, ficando quase completamente destruída na altura da guerras da Restauração.
Seguiram-se obras de beneficiação mas, durante os séculos seguintes, algumas das suas estruturas desmoronaram-se. Foi classificado como Monumento Nacional em 1954 e desde então tem sofrido obras de conservação.
Seguiram-se obras de beneficiação mas, durante os séculos seguintes, algumas das suas estruturas desmoronaram-se. Foi classificado como Monumento Nacional em 1954 e desde então tem sofrido obras de conservação.
Subimos ao ponto mais alto donde pudémos desfrutar duma vista panorâmica sobre a cidade e sobre a imensa planície alentejana.
Passámos depois pelo aqueduto que foi construído para servir uma residência particular, o Solar dos Condes de Ficalho, uma residência nobre que se integra num dos panos de muralha do castelo.
Seguimos para o Museu Etnográfico e visitámos uma interessante exposição denominada Ofícios da Terra, onde estavam patentes artefactos e instrumentos ligados a várias profissões e actividades desta região.
Sob um sol escaldante, seguimos depois para o restaurante onde nos deliciámos com a boa comida alentejana que nos deu forças para continuar a visita a Serpa.
3 comentários:
Serpa a vila é um sonho mas o mes de Junho também é espectacular
Dia de Camões o dia nacional, as festas dos santos, as marches populares e as sardinhadas. Portugal está em festa. Tenho pena de não estar em Portugal. cumprimentos e festas alegres .
ola minha linda,além do passeio ter sido lindo e com fotos espectaculares,vc pos o seu blog divino.lindo lindo,da muito prazer passear por ele.belo enquadramento das fotos que ja por elas deixam vontade de ir a serpa.gostei,gostei mesmo.se ja era um prazer passar là,agora ainda teremos mais prazer.parabens amiga, se ouvesse um prémio para a decoraçao do blog vc merecia o 1. lugar.bjo
Que passeio delicioso, Lourdes !
Conhecer tantos recantos históricos, aprendendo as tradições e vendo lugares tão bonitos, é muito bom...
Beijo
Enviar um comentário