Almada, na margem Sul do rio Tejo foi, no ínício do século passado, um local de acolhimento de muitos naturais da serra do Açor, nomeadamente das aldeias da freguesia de Pomares, que ali se fixaram.
Perfeitamente integrados no local de acolhimento, não admira pois, que durante as festas da Cidade de Almada possamos ver e aplaudir os amigos do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva participando nas Burricadas de Almada, numa organização da Associação dos Amigos da Cidade de Almada, que, no próximo Sábado dia 19, às 10 h 30 m, sairão do Largo Alfredo Diniz em Cacilhas. Pelas ruas de Almada, Cova da Piedade e Cacilhas, os participantes irão desfilar envergando trajes antigos e fazendo dramatizações que, decerto trarão à memória de alguns, as tradições da região nos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX, em que o burro era a grande ajuda no transporte de pessoas e bens.
O dia será também preenchido por um Pic Nic a realizar no Parque Júlio Ferraz em Almada, às 12 h 30 m e por Baile no Jardim da Piedade a partir das 16 h.
Deixo um video realizado no ano ano passado, que fui buscar ao YouTube, onde poderão ficar com uma melhor ideia desta manifestação cultural do concelho de Almada, mas onde muitos dos seus habitantes têm raízes na serra do Açor.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
2 comentários:
O espectáculo é único e também maravilhoso.
A vida é bastante adversa assim como os impostos por isso é bom que as pessoas riam e se divirtam.
Delicioso espetáculo, Lourdes, e gostei de ver a animação de jovens e não tão jovens participando com roupas antigas e alegria !
Contraste interesante o moderno ônibus elétrico passando ao fundo, enquanto o desfile mostrava um mundo antigo.
Muito bom !
Beijo
Enviar um comentário