Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa : Folk Misericórdia: Da Aldeia para a Cidade!

Embora temporariamente afastada das postagens no blog, não podia deixar de divulgar mais uma evento em que se encontra envolvido o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, transcrevendo a notícia de que me foi solicitada a divulgação.

NOTÍCIA
Folk Misericórdia: Da Aldeia para a Cidade!

Folk Misericórdia será um evento de cariz cultural, a ser realizado na Cidade de Lisboa, nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho!

A parceria entre o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa e a Junta de Freguesia da Misericórdia tem sido desenvolvida nos últimos anos, assente em pilares sólidos. Tal cooperação culminará com a organização deste evento, que se profetiza destacar da agenda cultural de Lisboa.

O evento será realizado no Mercado do Bairro Alto e no Jardim de São Pedro de Alcântara, um dos excelentes miradouros de Lisboa, que marcará o encerramento do Arraial de São Pedro de Alcântara. O seu cartaz incluí um programa rico em tradições e cultura, complementando deste modo os afamados arraiais alfacinhas.

A partir das 17h30 dos dias 27 e 28 de junho (quinta e sexta-feira) haverá uma Exposição Etnográfica e Divulgação de Turismo de Arganil no Mercado do Bairro Alto. Durantes estes dias, haverá também Desmonstrações ao Vivo da arte de fazer as colheres de pau, do ciclo da lã e do ciclo do linho. No dia 28 de junho, os visitantes poderão ainda participar em Workshops das colheres de pau, ciclo da lã e ciclo do linho, bem como fazer uma Prova Gastronómica, sujeitos a uma pré-inscrição e pagamento de um valor simbólico. Para tal, deverão contactar os seguintes membros da direção do grupo (Carlos Manuel – 934919370 ou Fernanda Neves - 962 919 421). A partir das 21h30 do dia 28 de junho haverá arraial no Jardim de São Pedro de Alcântara.

No dia 29 de junho (sábado) haverá um Encontro de Concertinas e Instrumentos Tradicionais, onde os visitantes e transeuntes poderão disfrutar de música tradicional portuguesa, tendo a oportunidade de participar num Workshop de dança tradicional no final do encontro. A partir das 20h30 haverá novamente arraial.

Já o dia 30 de junho (domingo) ficará marcado pela realização de um Festival de Folclore, que contará com a presença de 5 grupos folclóricos, demonstrando as tradições, usos e costumes dos seus antepassados com a maior supremacia, graças à sua qualidade etnográfica.

Durante todo o evento haverá bar aberto, venda de enchidos, queijos, outros produtos regionais, artesanato e doçaria típica (como coscorões).

De um modo mais pormenorizado, o programa consta de:
27.Junho, a partir das 17h30, no Mercado do Bairro Alto
Exposição etnográfica
Turismo de Arganil
Demonstrações da confeção de colheres de pau e ciclos da lã e do linho
28.Junho, a partir das 17h30, no Mercado do Bairro Alto
Exposição etnográfica
Turismo de Arganil
Workshops de confeção de colheres de pau e ciclos da lã e do linho *
Prova gastronómica *
* Sujeitos a pré-inscrição e pagamento
28.Junho, no Jardim de S. Pedro de Alcântara
20h00 – Abertura das tasquinhas
21h30 – Arraial
29.Junho, no Jardim de S. Pedro de Alcântara
11h00 – Abertura das tasquinhas
17h00 – Encontro de Concertinas e Instrumentos Tradicionais
19h30 – Workshop de Dança Tradicional
20h30 – Arraial
30.Junho, no Jardim de S. Pedro de Alcântara
11h00m – Abertura das tasquinhas
15h00m – Desfile etnográfico
15h30m – Sessão solene
16h00m – Encontro de Folclore:
1.  Grupo Folclórico de Torre de Bera
     Coimbra • Beira Litoral Mondego
2.  Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras
     Santarém • Ribatejo – Bairro
3.  Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo
     Vila do Conde • Douro Litoral Norte
4.  Rancho Folclórico “Os Camponeses de Canados”
     Alenquer • Estremadura Centro – Região Saloia
5.  Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa
     Arganil • Beira Serra

Deste modo singelo convidamos todos os sócios, amigos, conterrâneos e conhecidos a estarem presentes nesta festividade para deste modo engrandecê-la e fazer parte dela; só com a união e colaboração de todos é que o movimento folclórico ganha força para continuar vivo! Venha conviver, divertir-se a conhecer um pouco mais das tradições deste belo país "à beira-mar plantado".





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: