Travancinha é sede duma freguesia do concelho de Seia, no sopé da serra da Estrela.
Esta pitoresca aldeia, como muitas povoações da região, é bastante antiga e apresenta vestígios de um velho castro, uma calçada romana e várias sepulturas cavadas na rocha.
Esta pitoresca aldeia, como muitas povoações da região, é bastante antiga e apresenta vestígios de um velho castro, uma calçada romana e várias sepulturas cavadas na rocha.
O nome Travanca, diminutivo arcaico de Travancinha, apareceu referido nas ordens régias de D. SanchoI, cuja esposa, D. Dulce, comprou o senhorio desta terra, que mais tarde deixou em herança a sua filha D. Mafalda.
No entanto, a criação da freguesia é posterior ao século XIV.
O Casal de Travancinha foi outrora um concelho com foral concedido por D. Manuel I, em 1514, possuindo uma Câmara Municipal, Tribunal e Cadeia.
Testemunho dessa época, embora bastante degradado,O o pelourinho ainda se encontra de pé.
O orago de Travancinha é Nossa Senhira do Rosário.
-Capela de Nossa Senhora da Ajuda;
Este templo fica situado no bairro de S. Gião.
Nele se destaca a imagem da padroeira construída em granito.
A ermida de Nossa Senhora das Virtudes, foi construída em 1742, como comprova a inscrição no campanário e foi mandada edificar por um fidalgo nobre da zona do baixo Mondego, cumprindo a promessa de ali mandar construir uma capela, se o filho doente se salvasse.
-Capela de Nossa Senhora da Saúde;
Esta era a antiga capela de São Bento e fica situada no Casal. Tem a sua festa anual em louvor de Nossa Senhora da Saúde, no domingo de Pascoela.
Situado no bairro do Corro, este templo serviu como capela mortuária até Outubro de 2008, altura em que foi inaugurada a casa mortuária entre a igreja e o cemitério.
Fonte: Junta de Freguesia de Travancinha
Obrigada pela sua presença. Volte sempre!
Sem comentários:
Enviar um comentário