A grandiosidade da Igreja de São Roque está também patente nas capelas que nela existem.
Capela-mor
O retábulo da Capela-mor é formado colunas ladeando a imagem de Nossa Senhora com o Menino e quatro nichos onde se podem ver os principais santos da Companhia de Jesus: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Luís de Gonzaga e São Francisco de Borja. Ao centro, uma bela pintura duma série de sete telas, encomendadas pela Companhia de Jesus, que são mudadas periodicamente conforme o calendário litúrgico.
No chão, jazem D. Fernando Martins de Mascarenhas, Bispo do Algarve de 1596 a 1616 e de D. Tomás de Almeida, primeiro Patriarca de Lisboa.
O retábulo da Capela-mor é formado colunas ladeando a imagem de Nossa Senhora com o Menino e quatro nichos onde se podem ver os principais santos da Companhia de Jesus: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Luís de Gonzaga e São Francisco de Borja. Ao centro, uma bela pintura duma série de sete telas, encomendadas pela Companhia de Jesus, que são mudadas periodicamente conforme o calendário litúrgico.
No chão, jazem D. Fernando Martins de Mascarenhas, Bispo do Algarve de 1596 a 1616 e de D. Tomás de Almeida, primeiro Patriarca de Lisboa.
Capela de São Roque
A Capela de São Roque situa-se no local onde se encontrava a cabeceira da Ermida de S. Roque, anterior à construção
da actual igreja.
A imagem central do retábulo, é de madeira, representa São Roque e está ladeada por duas
esculturas representando São Tiago e São
Sebastião.
Sobre o altar sobressaem seis esculturas em madeira prateada representando os Apóstolos
S. Pedro e S. Paulo, e os quatro santos Evangelistas.
Nas paredes laterais saltam à vista os magníficos painéis de azulejos com cenas da vida de S. Roque.
Capela de São João Batista
Esta é a mais imponente capela da igreja e foi mandada construir em Roma, por D. João V. Ali esteve exposta, sendo depois desmontada para se poder transportar para Lisboa, em três naus. Foi, depois, novamente montada na Igreja
de São Roque, no local da antiga capela do Espírito Santo.
Nesta capela foram utilizados os melhores e mais ricos materiais como são os casos dos mármores: lápis-lazúli, ágata, verde
antigo, alabastro, mármore de Carrara,... o bronze dourado,os quadros e os mosaicos.
Esta capela profusamente decorada com talha dourada, foi fundada por uma senhora benemérita do colégio jesuíta de Santo Antão e da Casa Professa de
S. Roque, de nome Luiza Frois.
Inicialmente foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem se encontra no centro do retábulo.
Inicialmente foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem se encontra no centro do retábulo.
As paredes laterais são revestidos de com mármores embutidos e têm expostas duas pinturas subordinadas ao tema "A morte da
Virgem" e "Assunção e Coroação da Virgem".
Capela de Nª Sª da Piedade
A Capela
de Nª Sª da Piedade foi fundada por
Martim
Gonçalves da Câmara, que nela se encontra sepultado.
O retábulo, da responsabilidade da Congregação de Nossa Senhora da
Piedade, tem ao centro uma representação do "Calvário", sobre uma pintura das muralhas
de Jerusalém. A cruz é rodeada por uma bela cercadura de anjos tendo aos pés uma representação da "Pietá".
Destaca-se ainda, um magnífico sacrário com uma pintura de "Nossa Senhora da
Soledade".
Capela de São Francisco Xavier
Esta capela foi fundada por um nobre,a quem Filipe I de Portugal concedeu brasão de armas, de seu nome António Gomes de Elvas.
O altar tem ao centro uma escultura São Francisco Xavier. Nas paredes laterais, pinturas representando "D. João III em audiência a S. Francisco Xavier" antes da partida do jesuíta para a Índia e "O Papa Paulo III no acto de enviar para Portugal os primeiros Padres da Companhia de Jesus".
Capela de Santo António
A Capela de Santo António deve a sua origem a Pedro Machado de Brito, que a legou à Companhia de Jesus, na condição de ali se sepultarem os seus
descendentes. Ficou testamenteira
a Confraria da Misericórdia de Lisboa, que acordou com os jesuítas para que a capela fosse dedicada a Santo
António.
A capela seguiu a traça das outras capelas. Foi parcialmente destruída pelo terramoto de 1755 e, mais tarde restaurada.
O teto foi revestido por frescos
neoclássicos do século XIX. No nicho do retábulo central encontra-se uma imagem de Santo António, em madeira estofada ladeada por colunas
maneiristas.
Nas paredes laterais, destacam-se duas pinturas a óleo sobre tela, representando "O Santo pregando aos peixes" e "A tentação de Santo António".
Nas paredes laterais, destacam-se duas pinturas a óleo sobre tela, representando "O Santo pregando aos peixes" e "A tentação de Santo António".
Capela de Nossa Senhora da Doutrina
A Capela de Nossa Senhora da Doutrina, deve a sua origem à "Congregação dos Oficiais Mecânicos ou da Senhora da Doutrina" e é exuberantemente decorada com talha dourada e mármores embutidos.
O retábulo, em forma de portal
românico, tem ao
centro a imagem de Santa Ana e a
Virgem, ladeadas por São Joaquim e de Santa Ana.
Nas paredes laterais, vários nichos albergam
relicários em forma de bustos.
Capela da Sagrada Família ou do Menino Perdido
Esta capela foi construída pela Congregação dos Nobres e tem uma decoração sóbria, semelhante à da capela-mor.
No retábulo encontra-se uma pintura representando "Jesus entre os Doutores" e, sobre o altar, três esculturas em madeira estofada, representando a Sagrada Família. Nas paredes laterais mais duas excelentes pinturas do
século XVII, respectivamente a
"Adoração dos Reis" e a "Adoração dos Pastores"
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
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