Mais um fim de semana e mais uma voltinha pela serra. Continuando no concelho de Arganil vamos partir à descoberta de mais uma freguesia. Desta vez, Folques.
A freguesia de Folques, tem como principal motivo de interesse o seu Mosteiro, que no início do século XI foi fundado em Arganil mas que viria a ser transferido para a mata de Folques no séc. XII, onde teve uma grande influência no desbravamento e povoamento da região.
Foto: Retirada da Net
Pertenceu aos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, até ao séc. XVI, altura em que se uniu à congregação de Santa Cruz de Coimbra. No séc. XIX, o mosteiro foi extinto e adquirido por um particular. Atualmente, funciona ali uma escola de formação profissional.
A Igreja, que tem como orago S. Pedro, passou a ser a paroquial da freguesia, onde existem ainda a capela de São Sebastião, a Capela das Almas e a Capela do Senhor dos Aflitos.
Desta freguesia, fazem também parte, entre outras, as seguintes localidades: Alqueve, Bocado, Folques, Mancelavisa, Monte Redondo, Portela do Alqueve, Póvoa de Folques e Salgueiro, à descoberta das quais iremos no próximo fim de semana.A Igreja, que tem como orago S. Pedro, passou a ser a paroquial da freguesia, onde existem ainda a capela de São Sebastião, a Capela das Almas e a Capela do Senhor dos Aflitos.
Foto: Retirada da Net
Sem comentários:
Enviar um comentário