Vamos partir à descoberta de mais uma freguesia da serra do Açor, ainda dentro do concelho de Arganil e vamos diretamente para Vila Cova do Alva.
Para além de Vila Cova de Alva, da freguesia faziam também parte as aldeias de Casal de São João e Vinhó mas, este ano, no âmbito da
reforma administrativa nacional, passou a integrar também a extinta freguesia de Anseriz, formando a União das Freguesias de Vila Cova do Alva e Anseriz.
Esta localidade denominava-se inicialmente Vila Cova de Sub-Avô e, só em 25 de Julho de 1924, passou a designar-se por Vila Cova do Alva. Situa-se na margem esquerda do rio Alva, a 19km da sede de concelho, Arganil. Foi vila e sede de concelho até 1836, com priorado, sendo donatários os bispos de Coimbra e condes de Arganil e guarda, até aos dias de hoje, edifícios religiosos e solarengos testemunhos dum passado influente na região.
Caminhando pela aldeia, podemos apreciar alguns destes monumentos como são os casos do Solar dos Condes da Guarda, o Solar Abreu Mesquita, o edifício dos Osórios Cabrais, a rua Quinhentista, o Pelourinho do Século XVI, a igreja matriz, igreja da Misericórdia, igreja do convento de Santo António,...
A paisagem envolvente da aldeia convida a caminhadas e merece uma observação atenta. Ao fundo da povoação, o rio oferece aos turistas a beleza das suas margens as suas águas frescas e límpidas.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário