Embora no nosso país houvesse uma grande devoção pela Virgem , essa devoção ficou perpetuada nas Cortes de Lisboa em 1646, quando El-Rei D. João IV proclamou a Virgem Nª Sª da Conceição padroeira do reino e a coroou como rainha de Portugal.
- Estátua Equestre de D. João IV em Vila Viçosa -
A partir de então, mais nenhum rei usou a coroa que passou a ser pertença da virgem, tendo o mesmo monarca decretado a doação anual à Santa Casa da Conceição em Vila Viçosa a quantia de 50 cruzados de ouro, com a promessa deste tributo ser também pago por todos os seus sucessores.
- Igreja de Nª Sª da Conceição em Vila Viçosa -
Decretou também que todos os estudantes da Universidade de Coimbra prestassem o juramento de defender a Imaculada Conceição, antes de tomarem algum grau.
Em 1717, D. João V recomendou que todas as igrejas celebrassem uma grande festa em louvor da padroeira do país e, mais tarde, D. João VI criou a Ordem Militar de Nª Sª da Conceição de Vila Viçosa.
Este dia, que ainda hoje é feriado nacional, foi também festejado no nosso país como o Dia da Mãe, que actualmente se comemora no primeiro Domingo de Maio.
-Imagem de Nª Sª da Conceição da
Capela da minha aldeia -
Sem comentários:
Enviar um comentário