E hoje Dia da Criança, vamos deixar os Restauradores virando na Rua dos Condes e vou passar pela Rua das Portas de Santo Antão (Rua Eugénio dos Santos). É ali que se encontra uma sala de espectáculos que nos meus tempos de menina e moça, transportava a criançada para o mundo encantado do circo - o Coliseu dos Recreios.
Este grande local de espectáculos foi construído em 1890, sob a responsabilidade de vários engenheiros nacionais e estrangeiros e contou, na sua construção, com materiais pouco comuns na época como foi o caso do ferro. Ao longo dos anos, ali se realizaram diversas manifestações artísticas e, após as últimas obras de remodelação, tornou-se num pavilhão multiusos, sendo palco dos mais variados acontecimentos da capital.
Descemos a rua repleta de esplanadas e passamos junto à sede dum dos grandes clubes desportivos da capital, o Sport Lisboa e Benfica. Longe das épocas gloriosas, o seu símbolo ali aguarda por melhores dias. Passamos de novo no Rossio e dirigimo-nos agora para outra praça emblemática da baixa lisboeta: a Praça da Figueira.
Neste local existiu em tempos um hospital ( Hospital de Todos os Santos), que foi destruído pelo terramoto de 1755. Durante a reconstrução da cidade, o Marquês de Pombal projectou para ali um mercado que recebeu o nome de Horta do Hospital. Mudou várias vezes de nome sendo o último Praça da Figueira. Com o aumento de movimento na baixa da cidade, o mercado foi demolido em 1949 para construir uma rede viária que melhor escoasse o trânsito. No centro da praça, uma estátua equestre homenageando o nosso rei D. João I observa o enorme movimento de pessoas e veículos que atravessam diariamente esta zona da cidade.
Por hoje ficamos aqui. Sentamo-nos na esplanada da Pastelaria Suíça para beber uma bica ou comer um delicioso gelado, enquanto observamos a imagem do antigo mercado da Praça da Figueira que vos deixo.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
|
3 comentários:
Lourdes:
Estou adorando o passeio! Maravilha passear por Lisboa e ainda tomar um gelado (aqui já temos um frio considerável!).
Beijos
Lamento muito que não estejam os meus sapatos a polir as lindíssimas ruas calçadas de Lisboa . cumprimentos
Gosto muitíssimo dessas construções antigas... Em especial o mercado com sua linda torre.
Muito bonita a sua homenagem à sua cidade natal, Lourdes !
Beijo
Enviar um comentário