De Innsbruck até Salzburgo a paisagem manteve-se. O percurso rodeando montanhas, mostrava-nos imensos vales verdejantes, com excelentes pastagens onde as pachorrentas vacas comiam ou ruminavam.
Em determinada altura, atravessámos alguns quilómetros de território alemão, voltando a entrar no austríaco já perto de Salzburgo.
- Pastagens austríacas -
Esta cidade, berço natal de Mozart, situada nas margens do rio Salzach, era uma das que me despertava mais curiosidade e que superou em muito as minhas expectativas.
- Salzburgo e o rio Salzach -
Logo à chegada, um edifício fortaleza destaca-se devido à sua localização. O Festung de Hohensalzburg domina a cidade, sendo um excelente local para se ter uma panorâmica geral desta cidade onde o modernismo se mistura, sem conflitos, com o bem preservado património histórico.
Iniciámos o périplo pelos locais mais importantes, nos jardins do palácio Mirabel. Inicialmente denominado por Altenau, foi mandado construir pelo arcebispo Wolf Dietrich, para servir de local de residência e encontro com Salome Alt, uma senhora com quem manteve uma longa relação amorosa, da qual resultou uma prole de mais de dez filhos.
- Palácio Mirabel -
O palácio, um edifício imponente foi vítima dum devastador incêndio, sendo depois reconstruído, mas sem a sumptuosidade inicial.
No entanto, o seu jardim é um regalo para os olhos de quem o visita, com as suas fontes, repuxos, estátuas, flores e árvores seculares.
Percorremos calmamente os seus recantos, por entre uma multidão de turistas, ao som da música duma orquestra que tocava numa das ruas do jardim.
Percorremos calmamente os seus recantos, por entre uma multidão de turistas, ao som da música duma orquestra que tocava numa das ruas do jardim.
Dali, partimos à descoberta de Mozart passando na Makartplaz, junto à casa onde habitou na sua idade adulta e onde compôs muitas das suas obras.
Seguimos depois para a casa onde, nasceu o célebre compositor, situada na zona histórica. Tínhamos uma visita agendada e, até chegar a hora marcada, aproveitámos para visitar a catedral, dedicada a S. Roberto de Salzburgo, fundador da cidade e local onde Mozart foi baptizado.
- Catedral de Salzburgo -
O exterior deste templo barroco é bastante bonito mas não faz antever a imponência do seu interior, replecto de preciosos detalhes dourados.
- Vista parcial do interior da Catedral -
Durante a segunda guerra mundial, a cúpula do transepto foi atingida e consequentemente destruída, sendo reconstruída mais tarde em 1959.
- Aspecto de parte do tecto da catedral -
Para além da Catedral, Salzburgo possui uma grande quantidade de grandiosas igrejas razão pela qual é frequentemente conhecida por " Roma germânica".
Seguimos então para a Rua Getraidegasse, entrámos na porta nº 9, num prédio amarelo onde nasceu Wolfgang Amadeus Mozart.
- Casa onde nasceu Mozart -
Subimos e visitámos os aposentos hoje transformados em Museu e onde estão conservadas alguns retratos, móveis, instrumentos musicais e outros objectos utilizados pelo músico enquanto ali viveu.
Fomos ainda ao encontro de Mozart, numa estátua situada na praça com o seu nome.
Após a visita, seguimos em passeio pelas ruas, pátios, galerias e praças fervilhantes de comércio do centro histórico, considerado património mundial da UNESCO desde 1997.
- Uma das ruas do centro histórico -
Também aqui se nota a conservação dos decorativos letreiros das lojas de comércio feitas em ferro fundido originárias da Idade Média.
Aproveitámos ainda para comprar algumas lembranças tais como chocolates (os célebres Mozart), e chapéus de chuva também eles alusivos ao compositor, porque entretanto começara a chover.
- O comércio num dos pátios que ligam as ruas -
A chuva e a proximidade da noite levaram-nos de regresso ao autocarro, para nos dirigirmos aos arredores da cidade, onde se situava o hotel onde iríamos pernoitar.
- Um dos cafés mais conhecidos da cidade -
A caminho, ainda tivémos oportunidade de captar mais algumas imagens desta encantadora cidade, palco de inúmeros festivais de música e de filmes tão conhecidos, como o caso do célebre " Música no Coração".
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
2 comentários:
Olá, M.Lurdes
A reportagem da tua viagem está a ficar excelente.
A descrição é perfeita e as fotos lindas!
Apetece férias outra vez...
Obrigada pela partilha
Beijinhos
Uma reportagem completa e clara.
Parabéns pelo passeio
Enviar um comentário