Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Pelos Caminhos de Portugal: Sines

Um pouco a Norte de Porto Covo vamos encontrar a sede de município, Sines.


Esta bonita cidade alentejana, terra natal de Vasco da Gama, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
A sua ocupação humana vem desde a pré-história, como o demonstram os achados arqueológicos encontrados.
Mais tarde, por ali passaram várias civilizações, que deixaram a sua marca na região. Dos Púnicos é exemplo o Tesouro do Gaio, descoberto numa herdade próxima e Sines que actualmente se encontra no Museu da cidade. Dos romanos, as salgas de peixe.
A partir do século XIII, a povoação pertencia à Ordem de Santiago, mas em 1362, passou ser autónoma administrativamente.


Dom Pedro I concedeu-lhe foral e elevou-a a vila.
Com o passar dos anos, uma povoação predominantemente piscatória transformou-se num grande centro industrial, para o qual muito contribuiu a construção do porto e do complexo petroquímico de Sines. 



O orago de Sines é São Salvador, mas existe na cidade uma grande devoção por Nossa Senhora das Salas.
A actual Igreja de arquitectura típica do barroco joanino, é o resultado duma grande remodelação efectuada no século XVIII, no templo medieval existente no local.
Na igreja destacam-se o Altar-mor com tabernáculo do Santíssimo Sacramento, as imagens de São João Batista, de Nossa Senhora da Graça, de Santa Catarina e do Senhor Jesus das Almas, os azulejos da capela-mor e o painel no teto, pintado por Emmerico Nunes.
Foi nesta igreja que Vasco da Gama e os seus  três irmãos, se tornaram membros da Ordem de Santiago.

Igreja de Nossa Senhora das Salas


A Igreja primitiva de Nossa Senhora das Salas foi mandada construirpor uma dama de honor da rainha D. Isabel, no final do século XIII / início do século XIV.
Agradecendo a descoberta do caminho marítimo para a Índia, Vasco da Gama mandou efectuar obras de alargamento.
Novas obras foram realizadas na transição do século XVII para o século XVIII.
Neste templo, Monumento Nacional desde 1922, destacam-se o Altar-mor em talha dourada com imagem da Nossa Senhora das Salas, o Retábulo do Senhor do Vencimento, o Painel de azulejos alusivo à vida de Maria, o Portal de calcário  (estilo manuelino), as lápides com as armas dos Gamas e a moldura da frontaria, representando Nossa Senhora da Assunção, baseada numa pintura de Rubens.

Outro Património da Cidade:

O Castelo de Sines 


O Castelo de Sines é uma fortaleza medieval construído durante a primeira metade do século XV.
Junto ao castelo foi erigida um estátua de Vasco da Gama que se pensa ali ter nascido, uma vez que seu pai era o alcaide do castelo, na época do seu nascimento. 


Forte do Revelim


O Forte do Revelim (ou de Nossa Senhora das Salas) foi construído no século XVII para, em conjunto com o castelo, defender os habitantes de Sines dos corsários e piratas que abundavam na nossa costa. 


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: