Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Convento dos Capuchos em Almada

Situado em plena área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, no concelho de Almada, o Convento dos Capuchos foi fundado em 1558, por D. Lourenço Pires de Távora, para receber os frades da Ordem dos Franciscanos.


Como  é apanágio desta Ordem, o edifício caracteriza-se pela sua simplicidade.
A fachada tem ao centro um pórtico em ferro forjado, separado por duas colunas, sobre o qual se destaca uma janelão, ladeado pelos brazões dos Távoras e da Ordem Franciscana. Sobre o janelão existe um nicho com uma imagem de barro.
O interior é formado por uma só nave e Capela-Mor.
A nave é revestida por azulejos do século XVII e nela se destacam as imagens de S. Francisco de Assis e de S. Domingos.


Na capela-mor sobressai o altar, em talha, com  uma escultura da Nossa Senhora da Conceição e o túmulo do fundador D. Lourenço Pires de Távora, felecido em 1573. 
Em 1834, extintas as ordens religiosas, o Convento entrou em decadência, até que, em 1950, foi adquirido pela Câmara Municipal de Almada


Desde então, o Município  mandou preceder a várias intervenções de requalificação, dando-lhe o aspecto do traçado primitivo.
O Convento é ladeado por um bonito e bem cuidado jardim e por um miradouro com uma vista espantosa sobre a Costa da Caparica e de onde se podem vislumbrar, para ambos os lados, a Serra de Sintra e o Cabo Espichel.








Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: