Powered By Blogger

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Quinta da Regaleira 2

Continuamos na visita à Quinta da Regaleira, percorrendo agora algum espaço exterior, onde vamos descobrir os gostos, ideologias e excentricidades de Carvalho Monteiro, o autor das obras mais importantes da Quinta.



Saindo do palácio, temos pela frente um enorme jardim com vegetação abundante e variada, onde a as árvores e plantas exóticas se misturam harmoniosamente com as autóctones e nos convidam a uma incursão pelos caminhos que nos conduzem a espantosos lagos, fontes, terraços,torres  e grutas sempre acompanhados por uma grande variedade de estátuas.




Tal como o palácio, também o jardim e todas as construções que nele se podem observar, se encontram envoltos em magia e simbolismo e onde toda a envolvência tem tanto de beleza como de esoterismo.

De todos os fabulosos recantos da quinta destaco alguns:

Capela da Santíssima Trindade:




A capela da quinta tem uma torre e uma magnífica fachada  onde estão bem marcados os estilos manuelino e gótico com toda a sua imponência. À entrada, sobre a  porta  uma alusão ao Mistério  da Anunciação (O anjo S. Gabriel e a Virgem Maria) e Deus Pai entronizado. Ladeando a porta as  imagens de Santa Teresa d' Ávila e de Santo António recebem os visitantes.




Entrando  no  templo, somos uma vez mais, presenteados com uma magnífica decoração. Altares e portas bastante trabalhados, retábulo-mor representando Jesus ressuscitado coroando a Virgem, paredes   laterais com painéis de mosaicos com  as imagens de Santo António pregando aos peixes e Santa Teresa  e um vitral representando Nª Sª da Nazaré e D. Fuas Roupinho. No chão, a Esfera Armilar ou Globo Celeste e a Cruz da Ordem de Cristo, rodeados de pentagramas (estrelas de cinco pontas, cujo simbolismo nos conduz à Ordem de Cristo, herdeira dos Templários, tão ao gosto de Carvalho Monteiro.


O Poço Iniciático:





O Poço Iniciático é um dos locais mais misteriosos da quinta e acredita-se que era usado em rituais de iniciação à maçonaria. É formado por uma escadaria subterrânea construída em espiral, com nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, até ao fundo do poço onde  se encontra uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) sobre uma cruz templária, que é o emblema de Carvalho Monteiro e, também,  indicativo da Ordem Rosa-cruz.


O poço tem várias galerias que o ligam a outros pontos da quinta, a Entrada dos Guardiães, o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito. 

Portal dos Guardiães:



O Portal dos Guardiães é uma espécie de terraço que Carvalho Monteiro mandou construir para servir de palco para representações teatrais na sua propriedade.
Deste portal sai um túnel, que liga ao meio do Poço Iniciático.


Torre da Regaleira:


 Torre da Regaleira  parece um observatório astronómico, proporcionando uma vista deslumbrante a quem a visita.   Foi construída  para dar a quem a sobe a ilusão de se encontrar no eixo do mundo e mais. É lá que se situa uma das saídas do Poço Iniciático.

Grutas do Labirinto:


Nas grutas do labirinto estão presentes os quatro elementos fundamentais do mundo esotérico: a terra onde se encontram construídas as grutas, água que as percorre, o ar que entra por todas as aberturas e o fogo estaria presente, à época da sua construção na iluminação utilizada para percorrer as grutas, tochas ou velas.




Muito mais há para descobrir no mundo encantado desta Quinta, envolta em mistério, simbolismo e esoterismo, mas só numa vista é possível ter uma ideia da magia e beleza deste local.



Obrigada pela sua presença. Volte sempre!

Sem comentários: