Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Quinta da Regaleira 1

A Quinta da Regaleira, situada em Sintra, foi o local escolhido para passar a tarde do passado Domingo.
O Palácio e Quinta da Regaleira, formam um dos mais belos e surpreendentes locais situados na encosta da serra, bem pertinho do Centro Histórico  da Vila, reconhecidos como Património Mundial atribuído pela UNESCO.


Em 1892, a propriedade da Regaleira foi adquirida  pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, detentor duma grande fortuna , conhecido por Monteiro dos Milhões, que ali mandou construir um imponente palácio, rodeado por luxuriantes jardins, caminhos, belos  lagos e grutas, onde o misticismo    é presença constante nos símbolos  que representam os interesses e ideologias do seu proprietário, ligados à maçonaria, à Ordem dos Templários e  Rosa Cruz.


Até aos dias de hoje, a quinta mudou várias vezes de dono, foi alvo de obras  ao gosto dos novos proprietários e é atualmente propriedade da Câmara Municipal de Sintra que a abriu ao público.


O palácio da Regaleira, o edifício principal da quinta, é uma mistura de várias correntes artísticas:   românicas, renascentistas, manuelinas (cordas, nós, laçadas) e góticas (capitéis, gárgulas…)donde sobressai uma magnífica torre octogonal, duma beleza e simbolismo incríveis.



O interior do palácio é constituído por vários pisos com bonitas salas de que destaco a Sala dos Reis ou do Bilhar, onde existem imagens de  alguns dos mais importantes reis 
portugueses e se denota a preferência monárquica de Carvalho Monteiro. Os  tetos são de estilo rococó, os pisos de mosaico mas com poucas peças de mobiliário. 
Na torre, uma biblioteca e um laboratório alquímico, são uma referência à maçonaria. Dali se pode aceder a   um terraço panorâmico e  desfrutar duma paisagem incrível tanto para o jardim e bosque circundantes, como para a serra de Sintra e oceano.


No próximo post, vou continuar a partilhar imagens de alguns dos locais mais icónicos da Quinta,  onde a simbologia e misticismo deste  local é uma constante.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


Sem comentários: