Powered By Blogger

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Avô

Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente infeliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional.
(Agatha Christie)




Estou de novo de partida. Desta vez é mesmo para gozar alguns dias de férias.
Uma vez que as férias do Fernando, tiveram que ser adiadas várias vezes, não planeámos nada. Assim, inicialmente iremos uns dias para o Sobral Magro. Depois logo se verá, pois precisamos de descansar.
Até ao meu regresso, ficam algumas imagens da bonita povoação de Avô, que embora actualmente pertença ao concelho de Oliveira do Hospital, já foi a sede do concelho ao qual pertenciam as terras da freguesia de Pomares.
 









Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fontes na Serra

A ciência não consegue decifrar o mistério da natureza porque nós somos parte dele.
(Max Planck)




Ao longo das estradas da região, muitas são as fontes situadas na sua berma.
Umas mais bonitas do que as outras, mas todas elas prontas para saciar a sede de quantos por elas passam.

Num dos últimos passeios fotografei algumas delas:

No Agroal




Em Pomares







Em Avô




Em Vila Cova do Alva




Na estrada dos Vales




No Barril de Alva










Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





domingo, 27 de setembro de 2009

O Vale do Alva

Sejamos como o sol que não visa nenhuma recompensa, nenhum elogio, não espera lucros nem fama, simplesmente brilha!
( Autor Desconhecido )


Mais uma vez me desloquei a Coja para uma visita à tia Leonilde.
Durante o caminho, tantas vezes percorrido, sempre descubro novas belezas.
A estrada é sinuosa e perigosa o que nos obriga a uma redobrada atenção. No entanto, quem a percorrer com cuidado pode apreciar, mesmo assim, a magnífica paisagem que aparece a seguir a cada curva. A estrada estende-se por uma encosta adjacente ao vale do Alva, cujo rio é um dos responsáveisl pela beleza da região.
São do rio Alva as fotografias seguintes:


- Em Avô -

- Em Digueifel (Vila Cova do Alva)



- No Barril do Alva -


- Em Coja -

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

sábado, 26 de setembro de 2009

Morreu a Tia Benvinda




A morte ensina-nos a transitoriedade de todas as coisas.
(Leo Buscaglia)






Mal tinha chegado ao Sobral Magro e logo recebi a notícia do falecimento de outra pessoa amiga. As aldeias outrora fervilhantes de vida, estão cada vez mais desabitadas. Desta vez foi a tia Benvinda, natural do Espinho que trocou pelo Porto Silvado após o casamento.
Apesar de já estar doente há algum tempo, a sua morte foi inesperada pois ainda era uma pessoa relativamente nova, se tivermos em conta a esperança de vida actual.
Estive em Pomares para a acompanhar à sua última morada e manifestar o meu pesar à família.
Espero que Deus receba a tia Benvinda e que a sua alma descanse em paz.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Caminho do Sobral Magro

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
(Cora Coralina)



Estive uns dias no Sobral Magro, onde me desloquei para acompanhar o meu pai numa pequena intervenção cirúrgica às cataratas.
Por lá, a actividade política é notória tantos são os cartazes afixados nas localidades mais povoadas. Nas pequenas aldeias, alheias a tudo isto, as populações procedem aos trabalhos inerentes ao São Miguel. Nos próximos dias, mostrarei algumas imagens de alguns destes trabalhos.
Por hoje, deixo algumas fotos que tirei à chegada à freguesia de Pomares.




- A placa que nos indica a entrada na freguesia -






- A Portelinha e as Corgas vistas da estrada que liga Avô a Pomares -




-Em Pomares, sigo a em direcção ao Sobral Magro -




- Passagem pelo Agroal -


- Já na varanda de minha casa no Sobral -


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

domingo, 20 de setembro de 2009

Casamento do Hugo

O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será.
(William Shakespeare)





Como não podia deixar de ser, tenho que fazer um post sobre o dia do casamento do meu filho, que se realizou no passado Domingo.
Apesar de o dia ter amanhecido ao som da trovoada e de o meu filho ser ateu, o São Pedro fez com que o dia estivesse bastante agradável e segurou a chuva lá por cima. Por essa razão, a recepção aos convidados fez-se no exterior da habitação e, se ontem vos mostrei uma fotografia duma parte do meu jardim, hoje vou repetir com uma outra tirada nessa altura.



Na fotografia seguinte estou eu e a minha prima Hortense. Não sei que se passa connosco, que morando afastadas e sem sabermos, comprámos um acessório igualzinho.





A Leonor parecia uma princesa (como ela dizia) e estava muito feliz. Ei-la aqui, numa pose ternurenta com o tio.



A Xana acompanhou o o irmão na sua felicidade.



A noiva, em sua casa, também se desdobrava nas poses habituais, onde os fotógrafos dão asas à sua imaginação, esperando boas fotografias que convençam os noivos e convidados a gastar mais dinheiro.


Após as fotografias da praxe, seguimos para a quinta "O Palácio dos Antónios", onde decorreram as cerimónias.
Na próxima foto, o Hugo aguarda a chegada da noiva, acompanhado pelos padrinhos, dois amigos sempre presentes, nas horas boas e más da vida.



O Hugo e a Filipa sempre me disseram que não casariam pela igreja. Por essa razão, foi na quinta onde foi servido o "copo de água", que a conservadora do Registo Civil de Almada os casou. Não tendo a pompa dos casamentos católicos foi uma cerimónia simples mas igualmente bonita e sentida.




Depois foram fotos e mais fotos, até que se abriram as portas do local onde foi servido o banquete.

Foi um dia agradável passado num ambiente bastante alegre e descontraído, que só terminou com o corte do bolo de noiva.
Passado que foi este dia tão importante na vida de ambos, espero que cimentem cada vez mais o amor que os uniu e que sejam capazes de construir um futuro feliz.





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



















sábado, 19 de setembro de 2009

Nunca mais chegam as férias!

Nada na vida é tão difícil que você não possa tornar mais fácil pelo modo que encara.
( Ellen Glasgow )



O Verão aproxima-se rapidamente do fim e ao contrário da maioria das pessoas ainda não tive férias .
Ao fim de um ano de trabalho, todos anseamos por um período de descanso, mas devido a problemas de saúde dum dos sócios da Bijou, o Fernando ainda não teve possibilidades de se ausentar.
Assim, o Verão tem sido bastante cansativo. As viagens à aldeia para a festa da terra do meu marido e, mais tarde, para a da terra da minha mãe acabaram por não nos deixar descansar durante estes fins de semana.
Entretanto tivémos o casamento do Hugo, com toda a azáfama dos preparativos para o evento e, para a semana terei de fazer mais uma viagem ao Sobral Magro, para dar um pouco de apoio ao meu pai que vai ser operado às cataratas.
No meio disto tudo quem beneficiou foi o meu jardim, que quase todos os anos sofre com minha ausência durante o mês de Agosto. Foi lá que eu passei grande parte do Verão, umas vezes tratando dele e outras brincando com a Leonor.


- O jardim da minha casa -

Neste momento, temos esperança de conseguir finalmente gozar as férias durante o próximo mês de Outubro pois, felizmente o nosso sócio já está melhor e vai recomeçar a trabalhar.
O blog, que tem tem tido menos atenção da minha parte, após as férias voltará ao normal.


 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Kaiser


Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão.
(Marquês de Maricá)




O Kaiser era um cão que veio para minha casa a pedido do meu filho, numa fase difícil que ele atravessou. Foi acolhido com algumas reticências por parte dos meus familiares, pois sendo um cão de raça rotweiler, suscitava em todos algum receio. Sempre tive uma grande ligação com ele pois ao longo da sua vida, vivemos alguns episódios que me marcaram e que jamais conseguirei esquecer. Ele veio por vontade do Hugo, mas foi a mim que ele adoptou.
Sempre se mostrou meigo para com a família e quando alguém nos visitava, lá do seu canil, saltava e ladrava insistentemente, como se estivesse a dar as boas-vindas. Havia alturas em que só se calava quando as visitas lhe iam fazer uma festa. No entanto, esse comportamento não era igual pois nem todos lhe mereciam confiança. Porquê, não sei...
A primeira palavra que a Leonor pronunciou foi o seu nome e quando aqui chegava a casa, a primeira coisa que ela fazia era correr para o canil gritando " kaijé".
Mas, no início da semana passada deixou de se alimentar normalmente e foi enfraquecendo. Com a azáfama dos preparativos para o casamento do Hugo e pensando que as alterações se devessem à mudança de ração, voltei a alimentá-lo com a ração anterior, mas em vão.
Na segunda-feira, após o casamento levei-o à veterinária que normalmente o assistia e lá ficou internado. Depois de vários exames, o diagnóstico não podia ser pior: cancro. Com o baço e o fígado afectados nada de positivo havia a esperar.
O Kaiser morreu, serenamente, na passada 4ª feira após o casamento do seu verdadeiro dono.
Deixa saudades e uma boa recordação para lembrarmos ao longo da nossa vida.








Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ausência

O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício.
(Sthendal)

Já há algum tempo que não escrevo no meu blog e, após a queda de que fui vítima no dia da festa de Sobral Magro, várias pessoas se têm preocupado com o meu estado de saúde, pensando que é por essa razão que não faço as habituais postagens.
Obrigada meus amigos. Apesar de ter sido uma queda aparatosa, as consequências foram apenas umas valentes nódoas negras, que já desapareceram.
Como é normal dizer-se em Portugal "no meio do azar, ainda tive muita sorte".
A razão de ter interrompido as postagens é outra. Normalmente é à noite, que me sento e dedico algum do meu tempo a ler os blogs amigos e a escrever no meu, mas nos últimos tempos, tenho andado completamente ocupada com os preparativos para o casamento do meu filho, que se casa no próximo Domingo.
Hoje, finalmente, consegui acabar com as limpezas e colocar tudo nos respectivos locais faltando apenas dar um jeitinho às plantas do jardim. Há pouco foram vítimas duma praga de cochonilha, sendo necessário proceder à limpeza de algumas folhas secas. Esse será o trabalho para amanhã e, depois, aguardar o dia 13.






Obrigada pela sua visita. Volte sempre.